A FÉ E A PACIÊNCIA

“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás”. Eclesiastes 11.1

Salomão faz uma reflexão sobre a vida debaixo do sol e conclui que ela não vale a pena na perspectiva humana, mas, como homem sábio que era, reavalia seus argumentos e descobre que a vida, em Deus, é uma aventura para ser vivida pela fé. A vida é uma escola que tem missões para aprendermos todos os dias, é um exercício de mordomia, de administração, é uma dádiva que deve ser desfrutada em todo tempo. Esse texto é uma alusão ao comércio marítimo de trigo. Salomão estaria apresentando esse comércio como algo sábio e recompensador. Apesar de arriscado, seria como lançar o pão, que é o trigo, sobre as águas. Depois da viagem longa e perigosa, o lucro seria obtido. Bastava que houvesse tranquilidade para fazer investimentos no tempo certo e a paciência de esperar. Há algumas lições para a nossa vida:

Evite precipitação ou pressa

Não tome decisões importantes com o espírito agitado. Saiba que Deus nunca está com pressa, o tempo dele não é o nosso tempo. Fazer as coisas precipitadamente, correndo, esperando resultados imediatos, muitas vezes não é aquilo que Deus está programando para a nossa vida. Temos de crer e confiar nele, porque seu tempo é perfeito. Tenha um espírito confiante e corajoso Ter um espírito confiante e corajoso é saber que aquilo que você está fazendo prosperará, dará certo, irá avançar. Mesmo diante de um risco e de grandes oportunidades, independentemente da situação, você sabe que aquilo vai avançar porque você está fazendo o que é correto, justo e certo. Saiba a diferença entre a riqueza que foi conquistada e a riqueza que vem da mão de Deus Esta é uma lição tremenda! Muitos acham que aquilo que conquistaram lhes dá a garantia de serem melhores do que as outras pessoas, acham que são diferentes. Temos de entender que a nossa vida está depositada em Deus. Tudo aquilo que conseguimos é pelo nosso esforço, mas também vem da mão de Deus sobre nós. Ele nos dá sabedoria, saúde, disposição e condições de superarmos as circunstâncias, de avançarmos e conquistarmos as riquezas que vêm dele.

Aceite as suas limitações e aprenda a aceitar o tempo perfeito de Deus

Precisamos entender até onde podemos ir. Nas circunstâncias da vida, não conseguimos avançar em todas as áreas porque somos limitados. Existem áreas em que somos bons, mas há outras em que não somos tão bons assim. Temos limitações e precisamos saber quais são para entender o que Deus deseja realizar; até onde estou indo, até onde vai a minha limitação e a partir dali como Deus tem agido.

A fé e a paciência serão recompensadas

Acreditar, ter paciência e esperar trará um grande resultado. Tenha fé de que aquilo que você fez, realizou, vai acontecer; tenha paciência para receber a recompensa. Essa é uma chave para a nossa vida. Temos de crer, esperar, confiar, não ficarmos ansiosos, não ficarmos duvidosos, entender que as coisas não estão saindo como nós planejamos, mas termos a fé e a paciência que nos levarão aos resultados que esperamos.

Saiba que os fatos que a humanidade esqueceu e que nós conhecemos podem mudar as perspectivas

Sim! Aquilo em que nós acreditamos e que está embutido em nosso coração é maior do que as coisas que estão neste mundo. Aquilo que nós temos como certo, claro, na Palavra de Deus, nas promessas, nas direções espirituais é maior do que tudo que se possa dizer neste mundo.

Esteja pronto para receber aquilo que você lançou sobre as águas

Essa é a melhor de todas as lições para a vida! Estar pronto para receber aquilo que foi lançado, aquilo que você colocou e agora se torna uma realidade, aquilo que você semeou em oração, semeou na Palavra, semeou numa atitude, agora está disponível, pronto para você.

Os egípcios tinham o costume de espalhar sementes e grãos sobre as águas que inundavam suas terras anualmente, quando o rio Nilo transbordava, e parecia que aqueles grãos ficavam soterrados, esquecidos, mas no devido tempo surgia a colheita. Da mesma maneira, a fé e a paciência permitem que tenhamos bons resultados.

(Texto extraído do livro Saia do Barco do autor Emilio Fernandes Junior)

Se desejar adquirir essa obra CLIQUE AQUI

Sobre a loja

A Editora Fôlego é uma empresa que nasceu em 2004, através de um projeto social e evangelístico. Através disto, surgiu a necessidade de publicar literatura cristã com a finalidade de atender o crescimento cristão. Hoje temos mais de 100 títulos publicados em diversas categorias: vida cristã, relacionamento, adoração, estudo bíblico, finanças, etc. Além disto, somos editores da Revista Lar Cristão.

Social
Pague com
Selos

Rosana Espinosa Fernandes - CNPJ: 53.781.239/0001-02 © Todos os direitos reservados. 2024